Quem poderia prever 2020? Qual vidente?

16 | 11 | 2020

Quem poderia prever 2020? Qual vidente?

Quem pode prever o futuro?
Pergunta que tem resposta concreta e certeira: ninguém!
Quando tudo começou até mesmo o mais pessimista achava que seria uma questão de dois ou três meses no máximo!
Parece que foi ontem; estávamos em família comemorando o final de 2019 e brindando a chegada de 2020. Desejamos uns aos outros um feliz Ano Novo!!!!!!!!!
Várias vezes retomei a memória daquela noite e pensei: Como teria sido se soubéssemos o que viria inesperadamente pela frente?
Estamos vivendo um tempo inusitado no qual tivemos que nos reinventar e aceitar o que estava modificando nossas ações do dia a dia.
Nossas crianças, outrora permeando os espaços da escola com seus gritos e alegria, ficaram confinadas em casa, tendo como norte das atividades pedagógicas a tela fria do computador.
Como será que iremos retomar o ensino para melhorar o aprendizado deles?
Muitas casas com complicações explicáveis; todos trabalhando online, pais arrancando os cabelos para manter a moçada concentrada nas aulas, casa de pernas para o ar, meninos comendo o mundo (abrindo geladeira e armário freneticamente) e muito stress. Família em pânico total!
As escolas buscando orientar os professores para as atividades à distância, os professores tendo que se desdobrar para ensinar e aprender, porque muitos não tinham conhecimentos necessários para abarcar essa nova realidade; o novo normal anormal! Professores trabalhando muito, muito, muito mais do que outrora!
Os que tiveram que ficar em casa, confinados, só sabiam de confinamento de gado para a engorda e olhe que houve certa semelhança nesse confinamento, se é que me entendem!
De minha parte, me surpreendi em realizar atividades em casa que nunca havia antes feito e também de conhecer finalmente bem o local que moro há doze anos! Muitas surpresas!
Como sou uma pessoa que pensa sempre positivo, busco analisar o que temos aprendido com toda essa situação calamitosa e o legado que receberemos de presente após as coisas retomarem ao seu eixo central (como espero por isso!).
O aprendizado adquirido com as Lives, reuniões e aulas online devem começar a fazer normalmente parte de nossas vidas, porque se mostram como possibilidades interessantes.
Iremos valorizar, creio eu, muito mais o contato com nossos pares, familiares e amigos.
Resta nos agora pedir que estejamos na reta final desse calvário e que nas festas de fim de ano (online) possamos desejar um feliz 2021 todos.

Sonia Regina P. G. Pinheiro