Resultados OMEP 2021 Fund I

21 | 10 | 2021
Fundamental I

Resultados OMEP 2021 Fund I

No mês de setembro, nossos alunos receberam um pergaminho que convidava a todos a se transformarem em aprendizes do Reino Matemágico e participarem da OMEP (Olimpíadas de Matemática da Escola Pinheiro).

Na cerimônia de abertura, todos do modelo presencial e online, atravessaram o portal para o Reino e encararam a Esfera Mágica que determinou de qual torre cada um faria parte. Ao colocar a mão na esfera e mentalizar sua positividade, o aprendiz era encaminhado para seu novo destino. Entenda as torres:

Torre Eureka, representada pela equipe verde. Seu animal símbolo é a águia. Tem como característica a coragem e seu patrono é Arquimedes.

Torre Hikma, representada pela cor amarela, sua característica é a sabedoria. Seu animal símbolo é a serpente e seu patrono é Al-Khwarizmi.

Torre Prisma, representada pela cor azul e o animal símbolo é o urso. Sua principal característica é a persistência e seu patrono é Euclides.

Torre Theórima é representada pela cor vermelha, seu animal símbolo é o tubarão, seu patrono é Pitágoras e sua principal característica é a determinação.

Ao serem divididos nas torres, formavam-se grandes equipes com integrantes de todas as classes e séries, oportunizando o convívio com outros alunos.

Todos encararam os 5 desafios:

Desafio do dragão – Aconteceu na sala de aula e no laboratório de biologia, trabalhou com a unidade temática de probabilidade e estatística.

Enigma da pedra do conhecimento – Um circuito que teve como local de acontecimento o ginásio de esportes e trabalhou com grandezas e medidas.

Desafio das taças – Teve como unidade temática os números e álgebra e aconteceu na sala de aula.

Enigma de Merlin – Trabalhou com a unidade temática de geometria no laboratório de de letramento digital.

Desvendando as relíquias da matemática – Prova individual que aconteceu em sala de aula.

Destacamos que todos os desafios aconteceram no formato presencial e adaptados para os alunos em modelo online.

Além das provas individuais e em grupos, tivemos o desafio solidário. A meta de arrecadação de 2021 era atingir 100 quilos de lacres de alumínio, para trocarmos por uma cadeira de rodas e doarmos à uma instituição carente.As torres somaram forças e totalizaram 179 quilos de lacres e ultrapassaram a meta! Agradecemos muito a mobilização de alunos e familiares. No ano que vem tem mais!!!

Na segunda-feira (18/10), foi o dia da divulgação dos resultados finais. Numa cerimónia realizada no auditório e transmitida para as salas de aulas, assistimos a retrospectiva dos desafios, conferimos a doação de lacres e divulgamos as torres campeãs. Nas turmas da manhã, tivemos a Torre Theórima como vencedora e nas turmas da tarde a grande campeã foi a Torre Prisma.

As equipes vencedoras foram ao auditório buscar o seu troféu de campeã! Os participantes das equipes vencedoras, também receberão seu troféu.

Nas competições, um sempre se consagra campeão, mas nossos alunos entenderam que na OMEP todos saem vitoriosos. Fizemos novos amigos, adquirimos novos conhecimentos e descobrimos que a vitória está dentro de cada um e que devemos nos esforçar sempre!

Confira esses dias de muita alegria e aprendizado nos links abaixo:

Abertura dos jogos

Desafios 2º ano

Desafios 3º ano

Desafios 4º ano

Desafios 5º ano

Provas individuais

Encerramento

Placar final da turma da manhã

Placar final turma da tarde