Roda-gigante e a modelagem de movimentos periódicos a partir de funções trigonométricas – 2º EM

27 | 05 | 2024

Realizado durante o primeiro trimestre com as turmas do 2º ano do ensino médio, o projeto de construção de uma roda-gigante na Sala Maker concentrou-se no estudo do movimento que gira com velocidade constante, executando um movimento repetitivo. O projeto proporcionou uma valiosa introdução aos conceitos de movimentos oscilatórios, períodos e pontos de máximo e mínimo de funções periódicas. O experimento permitiu que os alunos explorassem esses conceitos de forma prática e envolvente.. As funções trigonométricas são especialmente adaptadas para descrever uma ampla gama de fenômenos naturais, desde o movimento dos planetas no espaço até o som, a corrente elétrica alternada, a circulação do sangue e os batimentos cardíacos. Suas propriedades particulares de serem periódicas tornam-as ferramentas poderosas na modelagem e compreensão desses fenômenos, permitindo que cientistas e pesquisadores estudem e prevejam seu comportamento. Por meio desse experimento, os alunos puderam estabelecer uma conexão direta entre os conceitos matemáticos e sua aplicação prática no mundo real. Ao final, os alunos ampliaram seus conhecimentos sobre a importância das funções trigonométricas na descrição de fenômenos periódicos e puderam apreciar como esses conceitos são fundamentais em diversos campos científicos.. Você pode saber mais nas explicações dos nossos alunos clicando aqui.