Semana Maker de Carnaval

Semana Maker de Carnaval

Aproveitando as cores e sons do Carnaval, tivemos nossa primeira aula de ED_TEC com trabalhos da cultura maker, aquela que se baseia na ideia de que qualquer pessoa possa construir objetos com as próprias mãos.

Alunos do Maternal ao 6º ano confeccionaram brinquedos e instrumentos musicais para deixar a folia ainda mais divertida.

Cada uma das atividades possuía desafios de acordo com a faixa etária. O chocalho da turma do Maternal e Jardim apresentava o desenho numa base redonda (rolinho de papel) feito com canetinha e a pinça dos dedos trabalhada na hora de colocar as pedrinhas no rolinho. O chocalho fantasia do Pré e 1º ano, além de exercitar também a pinça dos dedos, trabalhou a criatividade na decoração e a intensidade do som produzido pelo instrumento. As turminhas do 2ºs e 3ºs anos conheceram o Kid Batuque, instrumento conhecido como Kabuletê. O grande desafio nesta atividade foi o de dar um nó na ponta do barbante para segurar a tampinha. Muitos alunos não sabiam dar o nó. Depois de aprenderem, a satisfação de construírem sozinhos estava no olhar de cada um. O 4º ano ficou com o Balangandã, instrumento circense de malabares. Aqui o desafio foi o de juntar as fitas ao meio, conseguir dar o nó e criar um peso para que o efeito visual do instrumento ficasse correto. E, por último, as turmas dos 5ºs e 6ºs anos criaram o brinquedo apelidado de Gira-fitas. Aqui os desafios foram vários: cortar as fitas e os círculos de papel (a utilização de tesouras não é confortável para algumas crianças), colar as tiras, colocar o palito e fazer o brinquedo girar.

As aulas Maker pretendem proporcionar aos alunos momentos de reflexão sobre planejamento e mostrar que todos podem imaginar, criar, idealizar e se divertir!

Abaixo você encontra as fotos da atividade e a explicação de como foi realizada.

Maternal
Jardim