Ser professor tarefa, missão ou profissão!

11 | 05 | 2023

Ser professor tarefa, missão ou profissão!

Eu tive tantos professores! Uns muito bravos, nervosos. Outros calmos, tranquilos. Alguns sempre sorridentes, felizes. Outros carrancudos. Alguns irônicos, sarcásticos. Outros acolhedores, amorosos.
Quando eu me queixava para minha mãe de um professor tomava uma broca enorme. Ela me cortava no ato. Então eu aprendi a não criticar nenhum deles para ela.
Eu sempre acreditei que os alunos devem conhecer uma diversidade de professores de tal forma que aprendam a viver, como se diz, dançando conforme a música. Aprendizado para vida social!
Todos nós tivemos professores inesquecíveis que nos marcaram de forma positiva.
Creio que também tivemos alguns professores que não deixaram saudades…
Posso até dizer que uma determinada professora mudou minha vida e fez com que eu pudesse realizar um sonho. Abençoada!
Assim é a vida na gangorra, com a qual fazemos relacionamentos serem de alguma forma marcantes e interessantes ou não.
No entanto, os educadores que são amorosos e interessados no desenvolvimento e aprendizado dos alunos são sempre especiais.
Aliás, a delicadeza nas relações é um tempero saboroso para todas as profissões.
No supermercado, o sorriso da caixa, um bom dia sincero, um carinho nas palavras faz uma boa diferença.
O motorista do Uber que faz da viagem curta, curtíssima ou longa, momentos de bom papo e cortesia merece não só uma gorjeta, mas também elogios.
O trabalhador, em geral, faz suas tarefas dando de si o que tem e na sua maioria, damos o nosso melhor.
Para os professores, atualmente a cobrança é severa. Talvez porque estão muito mais em evidência devido a facilidade de comunicação nas redes e nas mídias.
Ser educador é de fato uma tarefa que exige talento, competência, jogo de cintura e naturalmente muitos conhecimentos.
Aqueles que acham que qualquer pessoa pode ser professor, deveriam fazer um pequeno estágio numa escola em qualquer nível de ensino, seja na educação infantil ou não. Depois, diga-nos se realmente é muito fácil ser um educador.
No dia do trabalho, meu carinho especial vai para os profissionais em excelência que formam todos os outros profissionais: os professores!

Sonia Regina P. G. Pinheiro