9º ano e o Teorema de Pitágoras

15 | 09 | 2023
Fundamental II

9º ano e o Teorema de Pitágoras

Com o objetivo de demonstrar que a matemática e suas fórmulas estão além de números e letras, os alunos do 9º ano receberam o desafio de demonstrar fisicamente o teorema de Pitágoras.

Um teorema é uma afirmação que pode ser comprovada por meio de um raciocínio lógico, como está definido no dicionário.

Reunidos em grupos na sala Maker, os alunos demonstraram que a área do quadrado construída sobre a hipotenusa, é a mesma de quando somamos os quadrados construídos sobre os catetos.

Eles utilizaram bolinhas, tampinhas, areia, entre outros materiais para provarem que o Pitágoras realmente tinha razão!

E nas aulas puderam aprender que o Teorema está além de uma fórmula, pois sua aplicação e utilização no cotidiano é verdadeira.