Troca de Faixa – Judô

Troca de Faixa – Judô

No sábado (02/10), os praticantes do judô de nossa escola tiveram um dia de comemoração. Foi o dia da troca de faixa do esporte. Um evento importante que marca a evolução e o conhecimento do judoca, seu comprometimento com os treinos e sua responsabilidade como atleta.

O sensei Lucas, deixou um recadinho para vocês:

“Eu gosto de falar para os alunos que o judô é uma enorme escada que vai te levar aonde você deseja chegar. Dessa forma, o primeiro degrau é considerado a coragem de subir no tatame pela primeira vez vestindo Judogui e a faixa branca.

No judô, nenhum professor entrega a faixa de graça. Os alunos precisam se dedicar durante os períodos de treino, realizar o exame de graduação e por isso o dia da Troca de Faixa do judô é uma grande festa e precisa ser comemorado. Cada cor de faixa representa o grau de conhecimento de um atleta, além de determinar o ciclo de aprendizado que elas estão e, por fim, mas não menos importante, estabelecer uma hierarquia entre os participantes que deve ser seguida dentro e fora do dojo, porém essas diferenças não devem ser retratadas como soberba, pois a filosofia do judô prega, principalmente, RESPEITO, ÉTICA E HONRA.

É uma caminhada longa até chegar à faixa preta, por isso é comum ouvir que “O FAIXA PRETA É UM FAIXA BRANCA QUE NUNCA DESISTIU”.”