Fechar Menu

Turma do Pré em… A saúde dos dentinhos!

04 | 03 | 2022
Educação Infantil
0 comentários

549 visualizações

Turma do Pré em… A saúde dos dentinhos!

Escovar os dentes após as refeições é algo que aprendemos desde cedo, não é mesmo? E se a importância desse ato fosse reforçada por um experimento? Não seria ainda mais significativo?

Foi essa a vivência da turma do Pré no laboratório de Ciências. Acompanhados pelo Zé, nosso esqueleto, primeiramente a turminha analisou um ovo cozido. Comentaram sobre a  textura da casca: se é dura, mole, lisa ou áspera.

Depois, um dos ovos foi mergulhado numa mistura de vinagre e refrigerante e outro em água. As crianças observaram atentas as bolhas que foram sendo criadas na mistura.

E agora? O que vocês acham que vai acontecer com o ovo? Muitas hipóteses surgiram: Alguns disseram que o ovo mudaria de cor, outros disseram que iria explodir ou mesmo nasceria um pintinho.

Vamos esperar 24 horas para saber o que aconteceu.

No dia seguinte…

Chegou a hora de saber o que aconteceu com o ovo. Envolvidos num suspense, as crianças olharam curiosas a revelação.

Aparentemente, o ovo estava com uma camada mais escura, devido à mistura do vinagre e do refrigerante mas, ao tocarem no ovo, perceberam que a casca ficou mole, bem molinha. Já o ovo que ficou imerso na água, permaneceu igual ao dia anterior.

Surgiram questionamentos como:

“Nossa! Ficou muito mole! Isso pode acontecer com os nossos dentes?”

“Pro, o ovo não é dente. O ovo é ovo!”.

Depois das análises, as professoras explicaram que as cascas dos ovos são feitas de cálcio, assim como os nossos dentes, e que substâncias ácidas como refrigerante ou vinagre “atacam” o cálcio.

Este é o motivo pelo qual devemos moderar o consumo de alguns alimentos e também priorizar a escovação correta dos dentes, eliminando as “sujeirinhas” que possam estragar os nossos dentinhos!

Para finalizar o experimento, os alunos fizeram o registro sobre seu aprendizado nesta atividade.

Deixe seu comentário