Um novo ano está começando!

22 | 02 | 2024

Um novo ano está começando!

Todos, com certeza, têm expectativas. Alguns mais otimistas, acreditam que o ano será melhor do que o anterior.
Já os pessimistas coçam a cabeça, olhando com desconfiança para a folhinha! Sei, não. Ano bissexto. Um dia a mais para trabalhar. Ano bissexto não traz coisa boa!
Para a maioria das pessoas, nem otimistas demais e tampouco pessimistas ao extremo resta arregaçar as mangas e enfrentar esse 2024.
Nada vai cair do céu. Nada vai cair no colo sem esforço! Isso sim é verdade!
Os adultos estão fazendo as contas e se equilibrando para a enxurrada de pagamentos em janeiro. As contas do fim de ano ainda nem foram totalmente pagas!
As escolas, por sua vez, estão preparando o cenário para receber seus alunos.
Escola limpinha, pintada, carteiras arrumadas, professores com as baterias recarregadas e o planejamento escolar tinido!
Como estão nossos alunos? Alguns com certeza com saudades dos colegas, da escola e de tudo que nela pulsa. Esses são os pequeninos!
Chegam entusiasmados! É uma gritaria só quando passam pelo portão da escola no primeiro dia de aula.
Há aqueles que vêm pela primeira vez à escola e abrem o berreiro. Choram. Não querem entrar. Querem o colo da mãe! Esperneiam! Passa logo. Dali uns dias estão animados também!
Os alunos maiores se dividem em dois grupos distintos: alguns também como os menores desejam voltar às atividades. Já se cansaram das férias. Muitos ficaram em casa e sabem que já é hora de voltar à rotina. Já deu!
Há um outro grupo que está sentindo tristeza em retornar às atividades escolares, porque convenhamos, não é nada fácil a rotina de estudos, obrigações e tarefas para cumprir. Principalmente para a turma que está terminando seus estudos básicos!
Os alunos do ensino médio ainda estão aguardando novas determinações superiores para o currículo. No entanto, é certo que ainda não será nesse ano a mudança.
O tal Novo ensino médio derrama muitas disciplinas sobre os ombros dos jovens e eles ficam literalmente atolados em atividades, com horário estendido. Dá dó. Ficam exaustos logo!
Ano novo traz consigo um sentimento de esperança que nos anima a levantar da cama todos os dias.
Não tem outro jeito, sendo assim, que 2024 seja um tempo de conquistas, vitórias, sonhos realizados, trabalho para todos e muita saúde!

Sonia Regina P. G. Pinheiro