Fechar Menu

Vamos dar este nó? Ed_tec – 1º ano

06 | 07 | 2023
Fundamental I
0 comentários

1994 visualizações

Vamos dar este nó? Ed_tec – 1º ano

Amarrar os sapatos pode até parecer um ato mecânico e simples de realizar. Mas, para as crianças, esta ação significa uma conquista muito especial, pois, além do orgulho de dominar os próprios cadarços, proporciona evolução cognitiva e sentimento de  independência.

Pensando nisso, a disciplina de Ed_tec preparou uma aula para o desafio de dar o nó nos cadarços dos tênis com as turminhas do 1º ano.

Ao chegarem ao laboratório e observarem o material sobre a bancada, muitos já começaram a dizer “Eu sei!!! Eu sei amarrar o sapato! Tô quase aprendendo, tia! Ai, ai… eu ainda não aprendi!”

Com as plaquinhas posicionadas, o primeiro desafio foi passar o cadarço pela réplica do tênis, trabalhando o alinhavo. Depois, dar o primeiro nó para a base do laço. “ — Façam um x com o cadarço, passe por baixo, agora, puxe bem firme!

Para as crianças que já sabem o processo, foi dia de reforçar suas habilidades ajudando os colegas.

Cada um tem seu tempo para realizar a tarefa, mas, com um pouquinho de treino, esta habilidade vai se aprimorando.

Foi prazeroso ver o rostinho de conquista de cada um deles.

Agora, um recadinho para o papai, mamãe ou quem cuida da criança. É importante prestar atenção se, na correria do dia a dia, você não acaba tirando a oportunidade de aprendizado do seu filho(a). Dois erros são comuns: o primeiro deles é, pela pressa, o responsável acaba amarrando o cadarço no lugar da criança por ser mais rápido, o segundo é comprar somente tênis com fechos com velcro para evitar que desamarre.

Este é um processo que leva um pouquinho de tempo mas, com paciência, todos conseguem esta conquista!

Deixe seu comentário