Vem aí! 16º Concurso Literário – Redes literári@s: entre clicks e letras. Participe!!!

A literatura ampliou suas fronteiras com o avanço da tecnologia. Além do livro impresso, é possível encontrar literatura em diferentes mídias. Neste sentido, o texto literário adquiriu novas parcerias que vão desde a presença de imagens em movimento, músicas, jogos, sonoridades, hiperlinks entre outros recursos multimídia, assim como a democratização do espaço literário com a inserção de novas vozes.

Diante desse contexto e apropriando-se da dimensão social da língua, o Concurso Literário 2021 propõe a experiência da literatura nos suportes digitais através da temática “Redes literári@s: entre clicks e letras”. São cinco as categorias do Concurso Literário. Confira!

Categoria 4º ano e 5º ano (#Bandeiranaveia)

A partir da leitura do poema “Balõezinhos”, de Manuel Bandeira, elabore um conto em que o personagem principal seja uma criança que realiza um desejo improvável. O texto, de estrutura narrativa, deve conter diálogos (discurso direto). Depois de criar o texto, você deverá elaborar um meme, inspirado na fala de um dos personagens do seu conto.

Categoria 6º ano e 7º ano (@chico.buarque.com)

A partir da leitura de “Chapeuzinho Amarelo” de Chico Buarque, elabore uma releitura do conto em que a menina medrosa supere seus medos com a ajuda de outro personagem de conto de fadas. Depois de criar o texto, você irá transformá-lo em um podcast.O texto deverá ter entre 15 e 30 linhas.

Categoria 8º ano e 9º ano (#Drummondtotal)

Inspirado na leitura do conto “Beleza total” de Carlos Drummond de Andrade, elabore um Anúncio Publicitário (Post), com vistas às redes sociais, para divulgar a “valorização da beleza interior”.  As características estruturais do gênero anúncio devem ser respeitadas. Texto verbal e não verbal.

Categoria Ensino Médio (@ Clarice.com)

Inspirado na leitura de “Gertrudes pede um conselho” de Clarice Lispector, elabore um texto de opinião sobre os anseios e perspectivas do jovem em relação à vida futura. O título do texto criado deve  fazer referência ao título original com o nome do autor (ex. “Raul pede um conselho”). O texto deverá ter entre 15 e 30 linhas.

Categoria Pais (#Viniciuspoeta)

Inspirado no poema “Soneto de fidelidade” de Vinicius de Moraes, elabore um soneto (poema com duas estrofes de quatro versos e duas estrofes de três versos) sobre esperança, felicidade, amor para enfrentar tempos espinhosos como o atual.  Envie seu soneto para: concursoliterario@escolapinheiro.com.br até o dia 31 de março.

REGULAMENTO DO CONCURSO

1- Somente poderão participar os textos produzidos por alunos da Escola Pinheiro;

2- Os textos devem ser entregues ao professor responsável pela série;

3- Os textos devem respeitar as características dos gêneros solicitados e os suportes indicados;

4- Respeite os prazos de entrega;

5- Somente serão considerados os textos de autoria própria;

6- Haverá um único júri para as quatro categorias do concurso;

7- Composição do júri: Coordenadoras: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio; Professores de Língua Portuguesa; Direção da escola.

8- A cerimônia de premiação será online no dia 23 de abril, sexta, em horário a ser divulgado posteriormente. A entrega da premiação está em estudo (devido ao contexto da pandemia);

9- Serão premiados os três primeiros colocados em cada categoria. Premiação: encarte com textos vencedores, troféu e livro (ou vale-livro).

Esperamos a sua participação.