Visitando o MAE – 6º ano

07 | 08 | 2023
Fundamental II

Visitando o MAE – 6º ano

No último dia de aula antes das férias, os alunos do 6º ano tiveram uma experiência muito especial ao visitarem o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Essa visita proporcionou aos alunos a oportunidade de mergulhar na rotina da cidade universitária de São Paulo, enquanto aprendiam sobre o funcionamento de uma das maiores faculdades do mundo.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de compreender melhor o papel dos pesquisadores e a importância do trabalho desenvolvido por eles. No museu, eles também puderam interagir com peças expostas das culturas indígenas Kaingang, Guarani Nhandewa, Terena e Sambaquis, que habitavam o interior e o litoral do Brasil.

O Museu de Arqueologia e Etnologia possui um impressionante acervo de mais de cento e cinquenta mil (150.000) artefatos arqueológicos e etnográficos do Brasil. Esse acervo foi formado ao longo do tempo por meio de coletas de campo, escavações, compras, permutas e doações desde o fim do século XIX. É uma representação valiosa do Brasil Indígena, desde o período pré-colonial até as sociedades contemporâneas, bem como da América pré-conquista, das influências Africanas e Afro-Brasileiras e da Antiguidade Clássica Mediterrânica e do Oriente Médio.

Durante a visitação orientada, os alunos participaram de oficinas temáticas, em que puderam interagir e até mesmo manipular alguns dos artefatos expostos, proporcionando uma experiência ainda mais enriquecedora.

Essa visita ao Museu de Arqueologia e Etnologia foi, sem dúvida, uma oportunidade única para os alunos ampliarem seus conhecimentos sobre a história e a cultura do Brasil e de outras regiões do mundo, tornando-se uma experiência valiosa que ficará marcada em suas memórias por muito tempo.