Você sabe por que o dia 15 de novembro é feriado? Eu sei e você deveria saber!

29 | 11 | 2023

Você sabe por que o dia 15 de novembro é feriado? Eu sei e você deveria saber!

Essa pergunta eu ouvi de uma garota que devia ter uns 20 anos.
De repente me vi no passado e recordei a insistência de nossos professores para que estivéssemos antenados com os fatos marcantes da história de nosso país.
Faziam de tudo para marcar firme e forte os episódios históricos mais importantes do Brasil.
Parece que para nossos jovens e para nossas crianças os fatos relevantes, as datas, as ações e consequências de acontecimentos históricos no Brasil passam em brancas nuvens.
Serão eles os culpados desse desconhecimento?
Deveriam eles procurar por si mesmos saber mais sobre a história do país?
Seriam os professores desses alunos, então aqueles que não estão dando o devido relevo ao conhecimento de momentos importantes de nossa Pátria?
A verdade é que cada vez mais os alunos se mostram desinteressados pela cultura escolar e interessados em outro tipo de cultura particular; cada um tem a sua e o seu interesse.
Se deixarmos ao bel-prazer a educação escolar de nossos meninos, mais tarde não poderemos cobrar mentes vazias e corações frios!
Nunca podemos desistir de mostrar como é importante estudar, pesquisar e saber. Apontar que o estudo nos leva sempre aos melhores lugares, que seremos pessoas diferenciadas, que teremos mais oportunidades, enfim, que conseguiremos compreender muito mais o presente e planejar o futuro, se tivermos construído conhecimentos importantes e relevantes.
Para alguns mais moderninhos, não é necessário se ligar em fatos e datas, pois não são importantes para a vida e não servem para nada.
Esses brigam pelo ensino utilitário, ou seja, têm sempre a ideia de que aprender alguma coisa, ela deve ter uma utilidade.
Aí questionam: por que aprender raiz quadrada? Onde vou usar? Para que saber mais sobre o rio Amazonas, se não é nem perto daqui? De que me serve estudar a tabela periódica, fórmulas de física, línguas estrangeiras? Como vou usar essas coisas?
Essas ideias me fazem relembrar um querido professor que dizia assim: tudo o que estudamos é importante, pois os neurônios se alimentam de conhecimento! Mestre bendito!
Enquanto isso, quanto mais o povo estiver desinformado e menos escolarizado, melhor para que não percebam como são por vezes massa de manobra ao sabor do vento!
Afinal, o que comemoramos no dia 15 de novembro?
A proclamação da República ; o dia em que o país deixou de ser uma monarquia.

Sonia Regina P. G. Pinheiro