Volta às aulas 2017

Volta às aulas 2017

O início das aulas sempre causa uma mistura de sentimentos. A garotada fica ansiosa para o primeiro dia e triste pelo final das férias. A expectativa para conhecer a nova turma, ou rever os amigos antigos sempre é enorme. É nessa hora que a conversa com o papai e a mamãe ajuda no controle dessa ansiedade e garante um início das aulas mais prazeroso.

Ao contrário do que muitos pensam, a primeira semana de aula é fundamental para a criança. Neste momento, acontece a apresentação de professores, das regras da escola e dos ambientes de aprendizagem.  Mesmo que o ambiente escolar seja o mesmo, cada ano exige um comprometimento diferente da criança. Sempre ligamos a aprendizagem a conteúdos disciplinares, mas estes aprendizados iniciais ajudam a criança a se socializar melhor.

Esta adaptação ao novo ano escolar acontecerá diversas vezes na vida da meninada, cada uma delas traz sentimentos e expectativas diferentes conforme a criança vai amadurecendo. É importante para seu filho sua ajuda neste momento.

Listamos aqui alguns cuidados simples que podem fazer a diferença para um bom retorno às aulas.

• Converse com seu filho sobre o ano letivo, crie uma imagem positiva da escola. Deixe que ele exponha suas aflições para que você possa ajudá-lo.
  • Estabeleça uma rotina. Horários de sono e estudo são fundamentais para a criança desenvolver a concentração. Uma boa dica é seguir, dias antes do início das aulas, os horários que seu filho terá durante o ano letivo, horário do sono, das refeições e até o tempo livre, sem mudanças bruscas, aos poucos, para que ele não tenha a sensação de que a escola atrapalha a sua diversão.
  • Desde já, estabeleça um diálogo verdadeiro e aberto com seu filho, explique que ele irá a escola, ficará com a professora e colegas e depois retornará para casa.
  • Um ponto importante é seguir a orientação da escola referente ao uso do uniforme completo, incluindo o calçado. As crianças têm momentos de recreação em que correm e brincam e calçados inadequados limitam estas atividades.
  • Organize os materiais escolares juntamente com seu filho e explique sobre a responsabilidade e cuidados que devem ter com os mesmos. Identifique todos os pertences da criança.
  • Seja um exemplo, controle a sua ansiedade. Procure transmitir tranquilidade para seu pequeno. Converse com ele sobre a sua época de escola. Na volta pra casa, deixe que a criança converse livremente sobre seu dia.
  • Estabeleça uma relação de confiança e parceria com a equipe da escola, pois todos estão trabalhando junto para um propósito: o desenvolvimento do seu filho.

A escola é o momento mais importante da vida dos pequenos, já que é aqui que eles aprendem não só conceitos teóricos, como também a conviver com outras crianças e a se comportar em um grupo.

A Equipe Pinheiro deseja um ano de muita parceria, aprendizado e grandes realizações.

Sejam bem-vindos!