Alunos dos 6ºs anos representam a escrita cuneiforme em argila.

05 | 06 | 2023
Fundamental II

Alunos dos 6ºs anos representam a escrita cuneiforme em argila.

Durante as aulas sobre a Mesopotâmia, os alunos do 6º ano demonstraram grande curiosidade em relação aos povos sumérios. Com o objetivo de envolvê-los ainda mais com o tema, os professores da disciplina de história propuseram uma atividade diferenciada. Utilizando argila, as próprias mãos e alguns objetos de marcação, os alunos tiveram a oportunidade de criar placas de argila com escrita suméria.

Essas inscrições milenares, conhecidas hoje como escrita cuneiforme, são de extrema importância para a compreensão daqueles que viveram por volta de 3500 A.C. Ao se colocarem no lugar dos sumérios, os alunos refletiram sobre a evolução da escrita ao longo dos anos e os diferentes meios utilizados para registrar informações.

Essa atividade permitiu a experimentação de como acontecia o processo de escrita dos sumérios, estimulando o interesse e engajamento no assunto. Além disso, ao manipularem a argila e utilizarem objetos de marcação, eles puderam compreender as dificuldades e peculiaridades desse sistema de escrita antigo.