Aprendendo sobre: Coesão e Coerência textual – 6º ano

13 | 12 | 2018
Fundamental II

Aprendendo sobre: Coesão e Coerência textual – 6º ano

Coerência e coesão textuais são dois conceitos importantes para uma melhor compreensão textual e para a melhor escrita de trabalhos de redação de qualquer área. A coesão trata basicamente das conexões entre os  elementos do texto, palavras, frases, parágrafos,  etc.
Já a coerência permite a relação de sentido entre os elementos de um texto. Unindo estes dois recursos podemos entender e nos fazer compreensíveis, pois estabelecemos uma comunicação clara, e com sentido.
Normalmente usamos estes dois conceitos naturalmente na fala, mas nem sempre percebemos as falhas que ocorrem no momento da escrita. Para mostrar aos alunos a importância da atenção a estes dois recursos, fizemos  uma experiência prática em sala de aula usando os versos de  da música “Pontes indestrutíveis”. Cada verso foi recortado  e suas palavras distribuídas em dois envelopes diferentes, os  alunos  receberam o primeiro envelope e tinham a tarefa de  colocar as palavras organizadas em uma frase, mas não era possível pois um envelope apenas não apresentava os elementos necessários para isso.  Então após tentativas eles receberam o segundo envelope que possibilitava  melhores conexões e e uma  coesão possível. Depois de  formar as frases de modo coeso, organizamos as frases na lousa para estabelecer o sentido, ou seja, a coerência.