Autômatos – 3º ano – Ed_Tec

14 | 09 | 2022
Fundamental I

Autômatos – 3º ano – Ed_Tec

Ampliando os estudos sobre os animais e suas classes, os alunos dos 3ºs anos foram desafiados a criar um Autômato, uma escultura mecânica que combina conceitos de engenharia, arte, ciências e tecnologia.

Divididos em grupos, pelas classes animais (mamíferos, anfíbios, répteis, peixes e aves), nas aulas de Ed_tec, os alunos primeiramente pesquisaram, no laboratório de letramento digital, sobre sua espécie animal, observaram fotos, fizeram anotações necessárias e partiram para descobrirem como fazer um autômato.

Já na sala Maker, as crianças colocaram os conhecimentos adquiridos para montarem seus projetos. Utilizando papelão e palitos, criaram a estrutura, pensaram na engrenagem de movimentação e na decoração de sua engenhoca. Sempre em grupos, os alunos discutiram suas ideias, solucionaram as dificuldades encontradas pelo percurso e surpreenderam com a criação e a criatividade. Além de colocarem o animal estudado em movimento utilizando roldanas, colocaram, também, um par para fazer o movimento junto com ele. Alguns colocaram o alimento preferido, outros colocaram a mamãe e o bebê e outros colocaram um casal da espécie, criando uma narrativa para sua obra.

Em outro momento, houve a apresentação do projeto para os colegas de sala. Falaram sobre o animal, o que mais gostaram de fazer e as dificuldades encontradas.

No final, fizeram uma exposição no pátio da escola e oportunizaram outros alunos de conhecerem e movimentarem seus autômatos.