Campanha #JOGAKI entra em seu 9º ano consecutivo

30 | 07 | 2023
Fundamental II

Campanha #JOGAKI entra em seu 9º ano consecutivo

As pilhas e baterias de uso doméstico apresentam grande perigo quando não são descartadas corretamente. Há 9 anos, os alunos do 5º ano assumem a grande responsabilidade de fazer o descarte adequado desses materiais por meio da campanha #JOGAKI.

As pilhas contêm metais pesados, altamente prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente. O problema surge quando são descartadas de forma incorreta, resultando em deformações em sua cápsula protetora: amassadas, estouradas, e vazando o líquido tóxico de seu interior. Esse líquido acumula-se na natureza, representando um lixo não biodegradável, ou seja, não se decompõe ao longo dos anos. Essa contaminação afeta o solo e os lençóis freáticos, prejudicando a agricultura e a hidrografia.

E você? Sabe como descartar corretamente pilhas e baterias? O ideal é separar o lixo tóxico do restante, facilitando a coleta e armazenando em aterros especiais. Com isso em mente, os alunos do 5º ano criaram coletores de pilhas nas aulas de Ed_Tec que ficam espalhados por diversos locais na escola para o descarte adequado desses materiais, que são posteriormente serão encaminhados para o destino de descarte correto.

Traga suas pilhas e baterias usadas para a escola. Nós, do 5º ano, nos responsabilizaremos por dar o destino adequado ao lixo tóxico.

Campanha #JOGAKI!