Com os olhos voltados para o céu – 5º ano

16 | 05 | 2023
Fundamental I

Com os olhos voltados para o céu – 5º ano

Os alunos do 5º ano tiveram uma experiência desafiante com um projeto inspirado por um dos maiores cientistas da história, Galileu Galilei.

Depois de estudarem sobre o universo ao longo do 1° trimestre, os alunos foram desafiados a construírem suas próprias lunetas, seguindo os passos do famoso astrônomo. Fizeram a pesquisa dos materiais para a construção, discutiram sobre os melhores projetos e colocaram a mão na massa.

Galileu Galilei, conhecido por suas contribuições revolucionárias para a astronomia, desenvolveu uma luneta no século XVII que permitia uma visão ampliada do céu noturno. O projeto escolar foi projetado para proporcionar aos alunos uma experiência prática e imersiva na história e na ciência.

Sob a orientação dos professores e com o apoio de seus pais, os alunos empenharam-se na construção de suas próprias lunetas. Utilizando materiais simples, como tubos de papelão, lentes e fitas adesivas, eles aplicaram seus conhecimentos teóricos para criar instrumentos que lhes permitissem observar objetos distantes com maior clareza. O momento de construção das lunetas foi repleto de entusiasmo e cooperação entre os alunos. Eles compartilharam ideias, ajudaram-se mutuamente e superaram desafios ao longo do processo. Foi uma oportunidade para colocarem em prática suas habilidades de resolução de problemas e criatividade.

Foi uma experiência cheia de aprendizados.