Desenvolvendo habilidades trigonométricas – 2º ano EM

20 | 02 | 2024

Desenvolvendo habilidades trigonométricas – 2º ano EM

Os alunos do 2º ano do Ensino Médio participaram de uma atividade prática, que desafiou o conhecimento de trigonometria.

O desafio consistia em estimar a altura do prédio principal de nossa escola, utilizando um teodolito – um equipamento especializado na medição precisa de ângulos, tanto horizontais quanto verticais. Só que os alunos não apenas utilizaram o teodolito, mas também construíram suas próprias versões do instrumento utilizando transferidor, barbante canudo e fita adesiva.

Envolvidos com a atividade, os alunos aprimoraram seus conhecimentos sobre trigonometria, relações métricas, leis do seno e do cosseno, bem como noções de congruência e semelhança para resolver e elaborar problemas relacionados a triângulos em diversos contextos.