Explorando a Refração e os Objetos Translúcidos – 3º ano

Fundamental I

2034 visualizações

Explorando a Refração e os Objetos Translúcidos – 3º ano

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental tiveram uma aula prática no laboratório de ciências sobre refração e objetos translúcidos.

Com o objetivo de conhecer melhor esses fenômenos, os alunos puderam explorar a relação entre a luz e os materiais transparentes ou não, usando lanternas. Para que o efeito fosse ainda maior, o laboratório de Ciência foi escurecido. Foram vários os comentários:

“ — Uau!!! Fica tudo azul!”

“ — Olha! Não passa nada de luz!”

Na mesma aula, realizando outra experiência, os alunos aprenderam que a refração é o fenômeno que ocorre quando um objeto muda de direção ou forma ao passar por um meio diferente como a água.

Ao mergulharem um lápis num copo com água eles relataram:

“— O lápis parece mais grosso.”

“ — Parece que o lápis está quebrado.”

No final da aula, os alunos registraram o aprendizado. Foi uma ótima oportunidade para aprender sobre fenômenos físicos de forma prática e divertida!