Historiadores por um dia – 6º ano

22 | 03 | 2023
Fundamental II

Historiadores por um dia – 6º ano

Os alunos do 6º ano tiveram a oportunidade de vivenciar o trabalho do historiador por um dia, em uma atividade bem envolvente.

Divididos em grupos, os alunos receberam caixas com objetos variados que remetiam a diferentes tipos de sociedade, como sociedades agrícolas, politeístas, nômades, escravistas e caçadoras, entre outras. Analisando esses objetos, que serviam como fontes históricas, os alunos tiveram a tarefa de caracterizar a sociedade representada.

Durante a atividade, as caixas foram passando de grupo em grupo, revelando novas descobertas e possibilitando uma análise ainda mais ampla das fontes históricas.

Ao final da dinâmica, os alunos foram incentivados a refletir sobre a importância das fontes históricas e relataram o que aprenderam com a atividade.

Essa iniciativa não só ajudou os alunos a compreenderem melhor o papel do historiador e o processo de construção da história, como também estimulou a curiosidade, a investigação histórica e a importância das fontes de pesquisa.