Itinerários Ensino Médio – Mundo Financeiro

25 | 03 | 2021

Itinerários Ensino Médio – Mundo Financeiro

O novo currículo do Ensino Médio possibilitou aos alunos, professores e à escola, uma flexibilização dos conteúdos e a escolha do currículo que melhor se adapta aos seus objetivos acadêmicos. Este ano iniciamos os novos itinerários formativos, assim como o cardápio de eletivas.

Hoje, falaremos sobre o Mundo Financeiro, disciplina que pertence ao itinerário de Ciências da natureza e Matemática.

Com espaço para discussões sobre economia, orçamentos, investimentos, educação financeira entre outros, o Mundo financeiro possibilita aos alunos uma reflexão sobre finanças e o impacto que o assunto causa na sociedade. Você sabe o que é IRFF? Qual a variação da cotação do dólar no último ano? Quanto você deve economizar mensalmente para alcançar um sonho? Quais são os lucros e dividendos da sua família?

Essas e outras questões sobre orçamentos familiar e planejamentos econômicos são inevitáveis. Pensando nisso, foi proposto aos alunos que fizessem uma pesquisa sobre quanto custaria fazer um intercâmbio, o sonho de muitos adolescentes.

Nesta análise, deveriam levar em conta valores de passagens, hospedagens, alimentação, sem se esquecer da conversão para a moeda local e dos imprevistos que acontecem numa viagem dessas.

Na apresentação das pesquisas, os alunos se surpreenderam com os valores e o quanto deveriam economizar por mês para alcançarem seus sonhos.

Acompanhem algumas fotos das rotinas (presenciais e online) das aulas da disciplina Mundo Financeiro e o resultado das pesquisas realizadas pelos alunos.

Austrália

Los Angeles