Projeto Caixa de areia interativa – FITEEP

09 | 11 | 2021

Projeto Caixa de areia interativa – FITEEP

Você já pensou em mudar o relevo com apenas o toque das suas mãos?

Os alunos do 1º Ano do Ensino Médio, do itinerário de Linguagens e Ciências Humanas, e o professor André Pimenta que leciona Geografia e Oficina de cartografia tiveram essa ideia e enfrentaram o desafio de concretizar o projeto da Caixa de Areia Interativa. Essa caixa de areia possibilita fazer com que alunos de diversas séries compreendam as diferentes formações de relevos e suas múltiplas dimensões.

A ideia principal do projeto foi simular uma parcela das variações e irregularidades terrestres, na qual se destacam diferentes características naturais e sociais que compõem uma paisagem.

A base tecnológica do projeto é composta por um computador com Sistema Operacional Linux Mint, utilizando como software um programa chamado Caixae-Agua baseado em um projeto desenvolvido pelo centro W. M. Keck de Visualização Ativa das Ciências da Terra da Universidade de Davis (KeckCAVES). Além da parte tecnológica, o projeto envolve a caixa de madeira, que contém aproximadamente 150 quilos de areia e a estrutura metálica para apoio do sensor de movimento.

O projeto foi apresentado na FITEEP 2021 (Feira de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo da Escola Pinheiro). O público presente aprovou a interação com a formação dos relevos, principalmente as crianças. Foi assim que nossa escola decidiu  integrar a caixa de areia interativa ao laboratório para estudos dos relevos em todos os segmentos, proporcionando um aprendizado lúdico e significativo na disciplina de Geografia.

Aproveite e visite o site da FITEEP para conferir todos os trabalhos.