Projeto Conviva

25 | 11 | 2021
Fundamental II

Projeto Conviva

No mês de outubro, retomamos o “Conviva” com as turmas de 6º a 9º ano. Um importante projeto da nossa escola que possui ações que  promovem o autoconhecimento, o respeito ao outro, o convívio social e a responsabilidade em relação ao mundo.

Analisando os impactos da pandemia nos adolescentes, percebemos que muitos tiveram que se readaptar ao ambiente escolar, assim como estão mais fragilizados emocionalmente. Por esse motivo, as ações do Projeto Conviva, em todas as turmas, foram de abrir diálogos entre os/as alunos/as a respeito de suas relações interpessoais e convívio na escola, assim como tornar o ambiente escolar mais acolhedor, reforçando o sentido de grupo.

As ações aconteceram em sala de aula ou em outros espaços, com o/a professor/a tutor/a da turma e, posteriormente, com a diretora e com a coordenadora da série. Nesta conversa, discutimos sobre o momento da adolescência, as relações com a família e com a escola, o isolamento social e a fuga promovida pela internet e celulares. Além de dicas e orientações, procuramos enfatizar o quanto cada um deles é importante para todos nós!

Achamos que o projeto pode acontecer em todos os lugares, inclusive na casa de cada um. Por isso, orientamos a família a:

Manter um canal de diálogo com o/a adolescente;

Valorizar as boas atitudes e as habilidades que apresenta, assim como colocar limites firmes no que pode causar prejuízos no seu desenvolvimento;

Acompanhar a vida do/a aluno/a, verificando onde vai e com quem sai, bem como suas postagens em redes sociais. É importante garantir certa privacidade, mas não é o momento de deixar o/a adolescente totalmente livre e responsável por suas atitudes;

Incentivar que os celulares permaneçam em casa ou desligados dentro da mochila, para não atrapalhar a interação social na escola.

Vamos, juntos, em busca de uma adolescência saudável e gostosa, como deve ser!