Projeto “Veteranos na escola”

Ensino médio

A partir das reflexões e observações que temos realizados ao longo dos anos acerca do aluno do Ensino Médio, surge a necessidade de inserirmos esse jovem no contexto escolar de modo mais ativo, para que ele possa sentir-se mais engajado e possa significar e ressignificar o espaço escolar.

O Projeto “Veteranos na escola” 2020 envolve os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio, dando-lhes a oportunidade de se enxergarem como elemento muito importante nos aspectos que envolvem a consolidação do ambiente escolar, principalmente na relação dialógica de jovem para jovem.

Algumas ações:

Acolhida dos alunos novos: os alunos do projeto fizeram uma atividade de acolhida com os alunos novos (conversaram sobre questões importantes como é o olhar de quem chega na escola da perspectiva do aluno – medo, insegurança, a importância de se aproximar dos professores e procurar ajuda etc.).

Bate papo com os alunos do 1º ano:  Os alunos realizaram uma atividade de bate-papo com os alunos do 1º ano sobre a entrada no Ensino Médio: o que esperar, como lidar com as expectativas e de que forma aproveitar o Ensino Médio para um salto em seu desenvolvimento pessoal.