Uma voltinha no quarteirão pode ensinar muita coisa! – 3º ano

10 | 04 | 2023
Fundamental I

Uma voltinha no quarteirão pode ensinar muita coisa! – 3º ano

Durante as aulas de Geografia, os alunos do 3º ano aprenderam sobre a importância das vias públicas, como ruas e avenidas. Eles puderam compreender que cuidar e conservar esses espaços é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar de todos.

Além disso, perceberam as mudanças que ocorreram ao longo dos anos, já que as ruas de antigamente não são as mesmas de hoje, principalmente por causa das sinalizações que se tornaram necessárias para atender às necessidades atuais.

Os alunos também descobriram que as ruas têm história e que seus nomes homenageiam pessoas ou datas importantes. Eles aprenderam que, em algumas ruas, o calçamento é feito com pedras ou outros materiais, formando mosaicos. Esse trabalho é realizado por calceteiros e pode ser considerado arte, tanto que algumas vias públicas foram tombadas e se tornaram patrimônio histórico.

Para ampliar ainda mais seus conhecimentos, os alunos realizaram uma pesquisa de campo no quarteirão da escola. Durante o passeio, observaram todos os elementos presentes na paisagem local, como sinalizações de trânsito, nomes das ruas, tipo de calçamento, tipos de construções e a movimentação urbana de pessoas e automóveis.

Com os dados coletados, eles criaram representações cartográficas tridimensionais e bidimensionais do quarteirão, o que tornou o aprendizado ainda mais significativo.