Que tal um refrigerante caseiro?

21 | 06 | 2021

Que tal um refrigerante caseiro?

Durante as aulas do Itinerário Ciências da Natureza e Matemática na disciplina de Ciências do cotidiano, os alunos do 1º ano do ensino médio trabalharam na produção de uma bebida bem conhecida, o refrigerante.

Depois de analisarem a composição das bebidas industrializadas, os alunos perceberam que, na produção das mesmas, são utilizados diversos tipos de ingredientes como água, xarope, suco ou extrato de origem vegetal, conservantes, acidulantes, antioxidantes, aromatizantes, corantes, entre outros. Então, por que não fazer uma receita natural e mais saudável, sem aditivos sintéticos que fazem tanto mal à saúde?

Foi assim que, no laboratório de química, eles misturaram cenoura, laranja, limão e água gaseificada. E não é que ficou gostoso!

Você pode experimentar em casa também.

Siga a receita e confira como pode ser gostoso.

Ingredientes

6 laranjas

1 1/2 xícara de açúcar (você pode utilizar açúcar demerara)

4 cenouras médias

1 1/2 de água gaseificada

1/2 xícara de suco de limão

Materiais Necessários

Liquidificador

Colher

faca

peneira

funil

e uma garrafa pet de 2 litros ou jarro

Modo de preparo

Descasque as cenouras e as corte em pedaços pequenos. Esprema o suco das laranjas e coe. Esprema o limão, acrescente o açúcar e bata tudo no liquidificador.

Depois, coe o líquido. Se necessário, coe duas vezes. Acrescente a água gaseificada (de preferência gelada). Coloque no jarro ou utilize o funil para colocar na garrafa pet.

Aproveite!