Respeitável público: a magia do teatro está de volta!

Respeitável público: a magia do teatro está de volta!

O teatro on-line foi a grande forma de manifestação para a arte durante o ano de 2020, mas o teatro presencial mostrou que está mais vivo do que nunca, com a plateia ávida para ver novamente os nossos alunos artistas de perto.

E foi assim que as aulas de teatro foram retomadas no ano de 2021 em formato presencial, tendo os alunos atores participado com muito cuidado e segurança. À medida que fomos retornando gradativamente, o número de alunos envolvidos aumentava cada vez mais e, com isso, foi possível criar e produzir com muita criatividade coletiva e colaboração as peças teatrais no palco do Auditório da escola.

Com uma variedade de textos para cada grupo, os alunos tiveram acesso às leituras de autores teatrais desde os clássicos como William Shakespeare, Aristófanes, Martins Pena até os modernos como Ariano Suassuna e Maria Clara Machado. Além das leituras interpretadas, os alunos atores participaram ativamente da vivência artística, como: construção de personagens, elaboração de cenário, pesquisa de figurinos e objetos cênicos. Também se dedicaram à  parte técnica de uma montagem teatral: contrarregragem (pessoa que atua nos bastidores, auxiliando os artistas nas entradas e saídas de cenas) e a operação de luz e som.

Vale a pena ressaltar que uma peça do teatro, além de proporcionar uma experiência artística ao espectador, também é uma importante ferramenta social de reflexão e de inclusão.

Os alunos do curso de teatro se empenharam muito para as apresentações de 2021 e o resultado não seria outro. Foi um sucesso a temporada teatral deste ano. Com as peças Tribobó City – elenco do 9º ano, Flores na estufa – elenco Ensino Médio, e Romeu e Julieta – elenco Ensino Médio, os alunos encantaram o público presente em todas as apresentações. Os comentários na saída do teatro eram: “Nossa, foi demais! A melhor peça que já teve na escola”, “Você viu aquela hora??? Parecia de verdade”, “Ela é profissional, com certeza será atriz”, “Ele mudou até a voz!!! Você viu o jeito que ele falava???”.

Parabéns para a professora Carla Juliano pelo excelente trabalho!

Confira as fotos das peças clicando nos botões abaixo: