Roteiro Luz – 3º ano EM

Ensino médio

Nos dias 18 e 21 de novembro, os 3s anos do Ensino Médio da Escola Pinheiro visitaram dois lugares marcantes na história e cultura de São Paulo e do Brasil. Pela manhã, os estudantes conheceram o Memorial da Resistência, projeto museológico localizado no antigo prédio do DEOPS (Delegacia Estadual de Ordem Política e Social), onde puderam entender os mecanismos de repressão política instaurados no Brasil e muito ativos durante os períodos do Estado Novo (1937-45) e da Ditadura Militar (1964-85). Ali, puderam conhecer a luta por democracia, pelo direito à expressão e por liberdades políticas e civis de diferentes segmentos de nossa sociedade. À tarde, os estudantes visitaram a Pinacoteca do Estado, museu que possui um dos acervos mais amplos e completos de Arte brasileira, proporcionando um panorama privilegiado da produção artística nacional em toda sua história.