Roteiro Paulista

27 | 06 | 2022

Roteiro Paulista

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio participaram da atividade “Roteiro Paulista” que tem como objetivo central proporcionar aos estudantes um panorama de diferentes espaços culturais de nossa cidade e problematizar as temáticas vinculadas à consolidação de São Paulo como cidade global e sobre a imensa sociodiversidade das grandes metrópoles contemporâneas. Os alunos realizaram o trajeto de transporte público, já como forma de ilustrar o estudo em campo. Os estudantes visitaram as seguintes exposições: MASP (Museu de Arte de São Paulo) – exposições “Acervo em transformação” (obras do próprio acervo do Masp, considerado o mais importante da América Latina – destaque para obras dos séculos XIX e XX) , “Volpi Popular” (obras de Alfredo Volpi, um dos principais artistas modernistas) e “Luiz Zerbini” (obras de um dos principais representantes da arte contemporânea latinoamericana); Itaú Cultural – ocupação “Lia de Itamaracá” (instalação sobre essa icônica cantora de ciranda de Pernambuco) e exposição “Coleção Brasiliana”  (importante coleção iconográfica da história brasileira, desde os tempos coloniais até o século passado). O roteiro também contemplou espaços como Instituto Moreira Salles,  Japan House e a Casa das Rosas. A turma teve como experiência cultural o almoço no restaurante Gopala Madhava, cozinha lactovegetariana de inspiração indiana e fizeram uma visita à célebre livraria Cultura (Conjunto Nacional).