
Seminário de Boas Práticas valoriza trocas entre docente na Escola Pinheiro
No dia 30/06, a Escola Pinheiro promoveu o Seminário de Boas Práticas Pedagógicas, um encontro dedicado à troca de experiências pedagógicas, valorização dos educadores e disseminação de estratégias transformadoras de ensino.
O evento foi marcado por momentos de reflexão, partilha e inspiração, reunindo professores de diferentes segmentos que apresentaram projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo. Cada iniciativa demonstrou o compromisso da escola com uma educação criativa, inclusiva e alinhada com os desafios contemporâneos.
Foram vários temas apresentados, dentre eles tivemos:
Jogos pedagógicos como aliados da alfabetização e da inclusão nos anos iniciais;
O AEE como espaço de acolhimento, desenvolvimento e inclusão;
Tecnologias visuais interativas aplicadas ao ensino de Ciências;
Estudos das Ciências Forenses como recurso para aprofundar conhecimentos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT);
Jogos e ludicidade no ensino de Língua Portuguesa;
Simulação de tribunal inspirada na série 13 Reasons Why como estratégia de reflexão e argumentação sobre o bullying;
Projetos de incentivo à leitura e criação de mundos imaginários;
“Formas, Saberes e Cores da África” — uma jornada cultural e identitária;
Projeto Capellus: estudo do espaço geográfico com confecção de chapéus temáticos, entre outros temas inspiradores.
Mais do que uma mostra de atividades, o Seminário reforçou o papel essencial dos professores como agentes de mudança, que atuam com intencionalidade pedagógica, afeto e inovação.
A Escola Pinheiro se orgulha de contar com uma equipe comprometida em oferecer experiências significativas de aprendizagem, que inspiram, despertam talentos e preparam os alunos para o mundo.
Que venham muitos outros encontros como este — fortalecendo vínculos, trocando saberes e renovando, juntos, a missão de educar com propósito.