Seminário integrado – A mala de Hana 9º ano

18 | 11 | 2021
Fundamental II

Seminário integrado – A mala de Hana 9º ano

O assunto Segunda Guerra Mundial desperta o interesse de muitas pessoas, seja pelas armas atômicas ou pelo número de pessoas que perderam a vida nesse período. O impacto causado pelo Holocausto parte de décadas atrás até os dias atuais, influenciando direta ou indiretamente milhares de pessoas.

Os alunos do 9º ano estudam sobre este trágico fato histórico em algumas disciplinas. Então, por que não juntar todos esses conhecimentos em um único trabalho?

O Seminário Integrado “A mala de Hana” tem exatamente este propósito: fazer com que a leitura do paradidático “A mala de Hana” possa dialogar com o conhecimento construído em outras disciplinas e, assim, levando a um aprendizado significativo.

Além da leitura do paradidático, foram feitas indicações de livros, que contam outras vivências sobre o mesmo fato histórico. Assim, os alunos puderam desenvolver ainda mais os seus argumentos na apresentação do trabalho.

A apresentação aconteceu no auditório da nossa escola. O grupo de alunos exibiu seu trabalho para uma banca formada pelos professores de Geografia, História e Língua Portuguesa, também respondendo às perguntas feitas pela plateia.

Este trabalho evidencia que espalhar conhecimento se faz necessário, para que nenhum ser humano tenha seu principal direito adquirido violado, o direito à vida. Assim, podemos ter a esperança de um futuro mais consciente, em que os erros do passado têm menos chances de se repetir.