Fechar Menu

SINUEP 2023

02 | 12 | 2023
Ensino Médio
0 comentários

1441 visualizações

SINUEP 2023

Os alunos do 1º ano realizaram a 2ª edição da SINUEP. O projeto faz parte das atividades do Itinerário formativo e simula uma assembleia geral da Organização das Nações Unidas. 

A SINUEP (Simulação da ONU da Escola Pinheiro) insere os estudantes no papel de embaixadores de países que integram as Nações Unidas, levando-os a buscar resoluções sobre os problemas levantados e explorando ideias geopolíticas. 

O objetivo da simulação de sessões da Organização das Nações Unidas (ONU) é proporcionar ao aluno praticar e vivenciar comportamentos, normas e procedimentos políticos, debatendo, discordando e criando consensos para o bem comum.

Participar de simulações da ONU contribui para o desenvolvimento de habilidades de argumentação, negociação e oratória. Além disso, os estudantes se tornam capazes de ouvir e respeitar a opinião dos outros e procuram estabelecer propostas de intervenção baseadas no consenso.

O Projeto começa a ser desenvolvido no final do 1º trimestre. Os estudantes do 2º ano que participaram do projeto no ano anterior realizam o momento de passagem para os estudantes do 1º ano. 

Em 2023, os alunos representaram 17 países e o tema selecionado para a sessão de assembleia foi o impacto da violência em escolas. 

As cartas abertas abordaram projetos, estatísticas e outros dados dos países selecionados pelos estudantes. 

Os debates  seguiram as pautas selecionadas e os alunos cumpriram o desafio de exercitar o diálogo com respeito,  valorizando a opinião do próximo com vistas ao bem comum.

Deixe seu comentário