Vamos enviar uma cartinha? – 3º ano

20 | 04 | 2023
Fundamental I

Vamos enviar uma cartinha? – 3º ano

Aprender sobre o gênero textual “CARTA” nos dias atuais pode não ser uma tarefa fácil. Você se lembra qual foi a última vez que enviou uma carta? Ou se teve a oportunidade de enviar alguma? Durante muito tempo, a carta foi o meio de comunicação entre pessoas distantes. O REMETENTE escrevia a carta, colocava o selo e enviava pelo correio para o DESTINATÁRIO, e muitas vezes ficava esperando dias pela resposta. Embora não usemos mais frequentemente esse método para se comunicar com alguém que está longe, ainda é importante saber como escrever corretamente uma carta e como é a sua estrutura.

Como esse gênero textual é parte do conteúdo didático do 3º ano, os alunos participaram de uma atividade “à moda antiga” para aprender a enviar uma carta. Durante as aulas, as turmas fizeram um sorteio, como um amigo secreto, e cada aluno recebeu a missão de escrever uma carta para o(a) amigo(a) sorteado(a). Preencher o envelope não foi uma tarefa fácil, mas a turminha determinada cumpriu a tarefa com sucesso.

Com os selos colados e as cartinhas em mãos, os alunos visitaram uma agência dos correios para postar suas cartas e concluir o envio. Entender o processo do correio foi uma grande novidade para o grupo.

Agora, é só aguardar ansiosamente a chegada das cartinhas!