Visita ao Litoral – 6º ano

Fundamental II

No mês de novembro, os alunos do sexto ano realizaram uma aula especial, visitando patrimônios culturais tombados nas cidades de Santos e São Vicente. O roteiro foi iniciado com a visitação ao prédio histórico do Museu do Café, possibilitando aos alunos conhecerem a história desta importante matéria-prima que foi  um dos grandes propulsores do crescimento do Brasil e da cidade de Santos. Durante a visita, os alunos descobriram que a cidade enfrentou várias epidemias e encontrou soluções sanitárias para enfrentá-las, como a construção do porto organizado e dos canais de drenagem. Também compreenderam como a cidade conviveu com as mazelas da escravidão e de que forma o café contribui para com os movimentos abolicionistas e republicanos. Seguindo com o roteiro, os educandos tiveram a oportunidade de vislumbrar pontos de interesse histórico e cultural visitados através de um encantador passeio de bonde com partida da Estação do Valongo, prédio de 1867, da primeira ferrovia paulista. Os bondes elétricos dos séculos 19 e 20 ficaram como responsáveis por percorrem o Centro Histórico passando por prédios com da Alfândega, Correio e Telegrapho, Casa da Frontaria Azulejada, Igreja e Mosteiro de São Bento, entre outros prédios históricos. Finalizaram a primeira etapa  do trajeto com a visita ao Aquário Municipal de Santos, no qual aquilataram diversas espécies de animais aquáticos do litoral brasileiro. Dando prosseguimento ao passeio, os educandos seguiram com destino à fabulosa cidade de São Vicente por onde galgaram entre as principais igrejas e praças, desvendado os segredos de suas origens, relacionando as diversas construções com seus respectivos períodos históricos. Ao final do passeio, os educandos puderam testemunhar um nascente que encontra-se próximo à praia onde se deu a origem do primeiro vilarejo do Estado de São Paulo, hoje conhecida como cidade  de São Vicente.