O que é meu também pode ser nosso
Um dos grandes desafios para as crianças pequenas é sair de seu mundo e construir a noção de pertencimento a um coletivo. As nossas turmas do Maternal estão vivenciando situações de percepção do que é seu e do que é do outro, ampliando as suas compreensões das responsabilidades individuais e coletivas.
Nesse percurso, as crianças identificaram alguns pertences pessoais na escola e em casa, fazendo o uso de cartões. O mesmo aconteceu com os pertences coletivos, o que é nosso.
Com a história “Cadê o meu penico?”, as crianças puderam se divertir e perceber que é possível compartilhar pertences, assim como a menina Hortênsia compartilhou o seu penico com os animais.
É importante lembrar que é comum nessa idade que as crianças resistam para dividir brinquedos, amigos e até mesmo a professora. Mas, pelas vivências, esses aprendizados se tornam mais potentes e possibilitam a ampliação dessas interações.
Já conhece essa história? Fica a dica de um título muito interessante:
Cadê o meu penico?
Autor: Mij Kelly
Editora: Companhia das Letrinhas