Teatro: Arte que contribui para auxiliar nos processos de formação humana

09 | 12 | 2022
Atividades Extra

Teatro: Arte que contribui para auxiliar nos processos de formação humana

O trabalho pedagógico e artístico no teatro durante o ano de 2022 na Escola Pinheiro foi concebido para proporcionar uma vivência artística, autônoma e participativa dos alunos-atores.

A participação dos alunos na fase inicial, isto é, antes da escolha dos textos a serem produzidos, por meio da liberação da criatividade promovida pelos jogos e dramatizações, contribuiu significativamente para a formação de vários grupos que estiveram potencialmente envolvidos posteriormente nas produções teatrais de forma criativa, espontânea, inclusiva e acolhedora. Mesmo quem não estava atuando, teve um envolvimento importante, tanto no processo como no resultado final.

Com isso, tivemos produções de 4 peças teatrais e dois processos de cenas. São elas:

Cenas curtas: Uma turma do 9°ano manhã produziu esquetes cômicas apresentadas para seus colegas, chamadas Encontros e Desencontros, a partir da crônica de Luis Fernando Veríssimo, A comédia da vida privada.

Já outra turma do Ensino Médio apresentou para as turmas do 2° ano Médio uma versão curta e adaptada da peça Vestido de Noiva que retrata a história de uma mulher que perde a memória num acidente trágico.

Peter Pan: produzida pelos alunos do 9° ano à tarde, a peça fez uma releitura do livro clássico, trazendo a importância das brincadeiras infantis, do apoio dos amigos e dos direitos da criança. Essa peça foi apresentada ao público externo e aos alunos de 2° ao 6 ° do Fundamental. As crianças foram à loucura com as aventuras de Peter Pan, Sininho e Wendy na Terra do Nunca quando encontram Capitão Gancho e sua trupe de piratas!

O mágico de Oz: peça produzida pelos alunos do 9° ano/manhã, Dorothy e seus amigos enfrentam alguns desafios do mundo de Oz, mas descobrem o poder que cada um tem dentro de si. Essa peça foi apresentada ao público externo e aos alunos da educação infantil e 1° ano do fundamental. As crianças se encantaram ao ver Dorothy, o Espantalho, O Leão e o Homem de Lata em cena!

A Broadway é aqui: peça musical produzida pelos alunos do Ensino Médio com a parceria do Professor Lucas Vieira, de Música. Os alunos se debruçaram nesta produção para cantarem, dançarem e interpretarem alguns números musicais da Broadway, como: Rei Leão, High School Musical, Footloose, Encanto, Mamma Mia, Família Addams, entre outros.  Essa peça foi apresentada somente ao público externo. Os alunos encantaram a plateia com o talento e envolvimento nesta peça musical!

Sonho de uma noite de verão: peça produzida pelos alunos do 3° ano do Médio tarde com o apoio de alunos do teatro do Ensino Médio da manhã. Esta adaptação do clássico de William Shakespeare foi apresentada para o público externo e aos alunos do 7° ano do Fundamental ao Ensino Médio. Foi uma peça muito divertida e bem elogiada por todos na escola e pela plateia externa!

Parabéns aos alunos-atores por terem escolhido o teatro em 2022. Vocês merecem todos os aplausos recebidos pela nossa escola e pela comunidade.

Aproveite e confira as fotos da peças: